O desembargador Alberto Delgado Neto será o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) durante o biênio 2024-2025. Ele venceu a eleição, que começou às 9h45 e encerrou às 15h desta segunda-feira. O atual 1° Vice-presidente do TJ-RS fez 77 votos, cerca de 52%, enquanto o desembargador Tasso Caubi Soares Delabary fez 69 votos, cerca de 46%, dos 148 votos, sendo que dois foram em branco. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2024.
Os desembargadores Ícaro Carvalho de Bem Osório, Sérgio Miguel Achutti Blattes, Lusmary Fátima Turelly da Silva e Fabianne Breton Baisch ocuparão, respectivamente, os cargos de 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3ª vice-presidente e corregedora-geral.
Foram eleitos para o Órgão Especial, os desembargadores Antonio Vinicius Amaro da Silveira, Rosane Wanner da Silva Bordasch, Heleno Tregnago Saraiva, Luciano André Losekann, Ney Wiedemann Neto, Roberto Carvalho Fraga, Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez, Niwton Carpes da Silva e Lizete Andreis Sebben.
O Delgado Neto afirmou, logo após o pleito, que está preparado para o desafio de administrar o Judiciário gaúcho. “Vamos dar sequência a todo modelo de reestruturação que estamos passando em virtude do avanço da virtualização no nosso Judiciário. Queremos uma continuidade aos projetos com o principal enfoque no ser humano, dando ênfase no aperfeiçoamento constante da prestação jurisdicional com o apoio da crescente inovação tecnológica”, enfatizou.
As votações, todas virtuais, foram realizadas pelo Sistema SVO, desenvolvido pelo TJRS, que garante o sigilo dos votos e a rápida apuração dos resultados. Até o encerramento da votação é vedada a divulgação do nome dos eleitores que exerceram, ou não, o voto.
A atual presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, relatou que a eleição transcorreu dentro da normalidade, elogiando os dois candidatos pela forma como conduziram a campanha.
Alberto Delgado Neto
Tomou posse como desembargador do TJRS em dezembro de 2013. É graduado pela Faculdade de Direito da PUC/RS, formado pela Escola Superior de Magistratura – Ajuris e Mestre em Direito pela Unisinos (2002). Entre 1982 e 1987, foi servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Entre 2002 e 2004, foi juiz-corregedor. Em 2008, atuou como Juiz da 111ª Zona eleitoral de Porto Alegre e integrou a lista tríplice do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul para o Conselho Nacional de Justiça em 2009. Foi diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre (2010-2011), diretor da Ajuris (2012-2014) e integrou do Conselho de Administração do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (2010-2014).