De uma pequena loja de artigos masculinos, situada na cidade de Camaquã, no Rio Grande do Sul, a uma das maiores empresas varejistas do Sul do país, a Pompéia comemora sua trajetória de sete décadas, com muita tradição, inovação e principalmente, um forte relacionamento com seus clientes. E para marcar as festividades dos seus 70 anos, a Pompéia lança um livro, que acompanha década a década, o crescimento e desenvolvimento da marca. No estilo coffe table book, a publicação tem um formato quadrado, com 172 páginas, reunindo depoimentos, fotos e o legado dos fundadores.
Inaugurada no dia 01 de dezembro de 1953, pelos irmãos Lins e Valdemar Ferrão, a marca surge com o nome A Principal, comercializando somente produtos masculinos. Entretanto, com o passar dos anos, os sócios perceberam o potencial do mercado de moda feminina e ampliaram o seu mix abrangendo itens femininos, infantis, além de produtos para cama, mesa e banho. Foi nessa época que A Principal se transformou em Pompéia, uma rede que, atualmente, conta com 90 lojas, sendo 79 no Rio Grande do Sul e 11 em Santa Catarina e presente nacionalmente por meio de seu e-commerce.
“É uma trajetória de cuidados, avanços e muitos desafios. São três gerações da família que fazem acontecer o dia a dia e também as grandes estratégias, fundação, expansão, novos formatos de negócio e sempre atualizados com o mercado, mas sempre colocando o cliente em primeiro lugar”, afirma a empresária Carmen Ferrão.
E entre os momentos de crescimento e consolidação, um marco na história da Pompéia foi a inauguração da 90ª loja, localizada no Shopping Iguatemi, em um espaço de mais de mil metros quadrados e layout moderno e diferenciado, que segue as principais tendências na área de varejo. “Hoje, a Pompéia é vista como uma marca que vende moda acessível em diversos lugares e de diferentes maneiras. O Iguatemi é uma referência e serve de inspiração para as demais e nacionalmente”, declara Carmen.