Fundação Gerações comemora 15 anos com lançamento de fundo comunitário

Evento ainda terá o convidado especial Hermes de Sousa

Crédito: Divulgação

A Fundação Gerações (FG) completou 15 anos em 2023 e, para celebrar, faz mais duas entregas ao terceiro setor. Na próxima terça-feira, 5, durante evento comemorativo ao aniversário, realizará painel sobre “Cultura da confiança no setor social”, com Hermes de Sousa, fundador do Instituto Cacimba de Responsabilidade Social (SP), e mediação do diretor da FG, o cientista político e professor Fernando Schüler. Também fará o lançamento da chamada de apoio inaugural do Fundo Comunitário Porto de Todos, o primeiro de Porto Alegre e da Região Metropolitana. O encontro ocorrerá a partir das 8h30min, no Café Coworking, localizado no Tecnopuc.

Os fundos comunitários são uma estratégia para impulsionar iniciativas vindas dos territórios locais da cidade, aproximando suas demandas de potenciais doadores que busquem apoiar e ou investir em soluções para essas áreas. O diferencial do Fundo se encontra na sua arquitetura de funcionamento: elaboração de diagnósticos locais; mapeamento de iniciativas vindas dos territórios, inclusive de lideranças ou empreendedores; capacitações; monitoramento na execução e avaliação de impacto. Todo esse fluxo é mediado pelo diálogo, construção colaborativa com diferentes atores, respeito aos saberes locais, transparência e excelência na gestão. 

A coordenadora-geral da FG, Karine Ruy, destaca que esta iniciativa converte a Fundação na primeira do Rio Grande do Sul a integrar um amplo movimento, nacional e internacional, que apoia o protagonismo local e facilita o acesso a recursos para que iniciativas inovadoras, de base comunitária, ganhem força capaz de gerar impactos positivos nas comunidades onde se inserem.

O sociólogo Léo Voigt, segundo diretor-presidente voluntário da FG e atual Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, destaca que um dos principais objetivos de uma instituição como a FG é a garantia de direitos e de provocar mudança social por meio da inclusão. “Trazer aqueles que estão de fora para dentro, os que estão abandonados para serem acolhidos, aqueles que estão com baixa renda trazer para a renda, aqueles que estão fora do mercado para dentro, e aqueles que estão iniciando, que estão empreendendo para que se desenvolvam. Isso é política de acesso, ingresso, permanência e sucesso”, define o ativista de várias décadas no terceiro setor.