DMLU retira 391 toneladas de resíduos da Orla após cheias do Guaíba

Raspação de lodo, terra e coleta de juncos acumulados na Orla foram alguns dos serviços executados

Foto: Fabíola Casarotto de Souza/ DMLU/ PMPA/ Divulgação

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) confirmou a retirada de 391 toneladas de materiais e entulhos após o último transbordamento do Lago Guaíba. A operação de limpeza se iniciou em 23 de novembro, quando o nível da água começou a baixar. Somando as 915 toneladas recolhidas após o transbordamento de setembro deste ano, o departamento contabiliza mais de 1,3 mil toneladas coletadas nos dois episódios.

O serviço foi realizado nos Trechos 2, 3 e Iberê Camargo, na região central. Também foi executada limpeza na avenida Guaíba, nos bairros Ipanema e Guarujá, no calçadão de Belém Novo e Lami e nas ilhas. De acordo com o DMLU, a continuidade do serviço em locais atualmente sem acesso dependerá de um recuo do nível do Guaíba.

Participam da ação cerca de 80 garis das seções Centro, Norte, Sul e Extremo-Sul do DMLU para a execução dos serviços de raspação do lodo, varrição de resíduos e remoção de materiais acumulados. Os materiais recolhidos serão encaminhados para o aterro sanitário localizado em Minas do Leão, distante cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre.