Barco Pérola Negra é removido pela segunda vez em Porto Alegre

Há uma semana a embarcação saia da Orla de Ipanema para o bairro Serraria

Foto: Pedro Piegas / PMPA

Uma semana após a remoção do barco Pérola Negra para a Estação de Bombeamento de Água Tratada Serraria, no dia 24, a prefeitura deu uma nova destinação para a embarcação. O Pérola Negra foi rebocado, nesta sexta-feira, 1º de dezembro,  para a sede do Comando Ambiental da Brigada Militar, situada no bairro Navegantes.

A embarcação que funcionou como restaurante de 2017 até 2020, ficou três anos inutilizada,  apresentando riscos tanto para população que circula pela orla de Ipanema, na zona sul de Porto Alegre, quanto para o Meio Ambiente. Durante as cheias do Guaíba a Defesa Civil emitiu laudo destacando a situação de risco e pedindo o deslocamento da embarcação.

O Pérola Negra era apontado como causador de danos ambientais em uma área de preservação permanente. Inspeções realizadas no mês de abril evidenciaram a falta de manutenção na embarcação, incluindo potencial risco de vazamento de combustível.

A Procuradoria-Geral do Município emitirá notificação administrativa ao proprietário, informando sobre a conclusão do traslado, que precisa que o destino definitivo seja determinado. Na operação de remoção, o Ministério Público esteve envolvido com a autorização da Marinha.