Operação Ferros-Velhos interdita estabelecimento no bairro Floresta, em Porto Alegre

Estabelecimento armazenava fios telefônicos sem origem comprovada

Foto: SMSEG/PMPA/Divulgação

A Guarda Municipal interditou nesta quarta-feira um ferro-velho na rua Voluntários da Pátria, no bairro Floresta, na zona Norte de Porto Alegre. Conforme a corporação, o estabelecimento armazenava fios telefônicos sem origem comprovada.

De acordo com o Comissário Zottis, secretário adjunto de segurança, técnicos de concessionárias de energia e telefonia reconheceram o material apreendido. “Os fios já estavam na condição conhecida como cabelinho – ou seja, sem a proteção plástica que os envolve durante o uso. Seguimos trabalhando para garantir a continuidade da redução dos índices de furto e roubo”, declarou.

Após a apreensão, o proprietário do ferro-velho foi encaminhado pelos agentes à 14ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre. Além da interdição, o estabelecimento pode sofrer multa de até 5.000 Unidades Financeiras Municipais (UFMs) e cassação do alvará de funcionamento. O prazo para recurso é de 30 dias.

A ação ocorreu no âmbito da Operação Ferros-Velhos, ofensiva criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação de fios na Capital.

Denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.