O levantamento sobre as vendas de Black Friday 2023 feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre revelou que a expectativa de faturamento para a data foi atingida para 50% dos respondentes. Apenas 5% não souberem dizer, pois ainda não haviam fechado seus caixas sobre as vendas na data citada. Ao comparar as vendas neste 2023 com o ano anterior, para 30% a data teve aumento nas vendas. Outros 30% disseram que se mantiveram iguais ao ano passado, e 25% citaram uma leve queda nas vendas.
A sexta-feira da Black Friday desponta na frente como o dia de maior movimento. Com 86,5% das citações, ficou bem à frente da segunda colocada, a quinta-feira, dia 23 (10,8%). Esses números são em cima dos entrevistados que afirmaram terem realizado a Black Week (37%). Sobre as lojas que fizeram a Black Friday, a venda que contempla tanto o espaço físico quanto o online, lidera a pesquisa. Cerca de 60% dos lojistas disseram ter vendido desta forma. Venda apenas no espaço físico ficou com 39%, e apenas no online, com cerca de 2%. Os canais digitais mais usados na hora da venda, segundo a pesquisa, foram: site da loja (54,1%), WhatsApp (34,4%), Instagram (9,8%) e Facebook (1,6%).
As principais formas de pagamento utilizadas no online são os links, com 62,3%, seguido por pix à vista, com 27,9%, e cartão de crédito, com 9,8%. Nesta edição o ticket médio das vendas ficou em R$ 1.232.
O perfil dos entrevistados mostra que, 58% deles têm lojas em shopping, 41% tem a rua como localização e 1% em centro comercial. O levantamento indicou, ainda, que os produtos mais vendidos no comércio de Porto Alegre, por segmento, foram: Eletrodomésticos e eletroeletrônicos: Celulares 46,6%; Fogões 26,7% e Geladeiras 3,3%; Vestuário: Camisetas 27,3%; Camisas 22,7% e Lingeries 18,2%;