Destaque na memória dos gaúchos quando o tema é impressão digital, a gaúcha PrintStore está completando 30 anos de história. Para celebrar o momento, a empresa revitalizou a fachada da sua sede, trazendo mais cor para o número 219, da Rua Câncio Gomes, no bairro Floresta – um presente para quem circula pela região que é predominante cinza. A edificação foi pintada pelo artista gaúcho, de Garibaldi, Renam Canzi, que assina mais de 100 murais em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Através de linhas geométricas e orgânicas, diversos elementos e muitas cores, a arte reflete a energia comemorativa do momento da gráfica. A figura humana e as mãos simbolizam que uma empresa é feita por pessoas. Com seu jogo de significados, as digitais representam a ideia da impressão digital com a digitalização das impressões produzidas no local. Já as folhas de papéis, principal matéria prima da PrintStore, trazem ritmo e movimento à obra. O projeto teve produção executiva e realização da Pólen – Arte em Movimento.
Fundada por Rogério Pfeifer, a trajetória da PrintStore começa em 1993, como uma loja de cópias e impressões no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A empresa familiar iniciou sua atuação no mercado gaúcho e, em 1995, conquistou espaço com clientes de âmbito nacional. Em 2013, a gráfica mudou-se para a atual sede na Rua Câncio Gomes, em uma área construída de 1.200 m², atendendo segmentos da indústria (onde é líder de mercado no RS), mercado editorial, educação, redes e franquias.
Constantemente buscando inovar em um setor que passou por muitas transformações nos últimos anos, em 2022, a PrintStore lançou um projeto inovador voltado para o mercado editorial, a LIVRO.VC – livraria online que, além de conectar editoras e autores independentes com clientes, produz edições de maneira sustentável somente após serem comprados no site. Atualmente, a empresa é capitaneada pelos sócios Rogério e Juliano Pfeifer (pai e filho) e Eduardo Pelizzon.
Essa história é contada em uma websérie dividida em três partes, intituladas “Origem”, onde o fundador Rogério Pfeifer traz seu olhar sobre o início de tudo ; “Legado”, em que Juliano Pfeifer conta sobre continuar a missão do seu pai; e “Inovação”, onde Eduardo Pelizzon nos introduz ao mundo da inovação.