Cheia na Lagoa dos Patos deixa moradores fora de casa em Pelotas

A região da Colônia Z3 é afetada pela enchente

Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas

A cheia na Lagoa dos Patos após as chuvas recentes deixou, nesta quarta-feira, cerca de 20 pessoas fora de casa em Pelotas. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Pelotas, Fernando Bizarro, a região da Colônia Z3 é atingida pela enchente.

“Eu tenho cinco famílias alojadas na região da Colônia Z3, eu tenho três famílias em abrigos nossos, nós tivemos que ativar um abrigo do município, e duas famílias foram para casa de parentes, tiveram que sair. Então nós estamos lá com a equipe toda montada, cuidando dessas três famílias, em torno de umas 18 pessoas, e monitorando.”

O coordenador explicou que o vento é um dos pontos de atenção. O vento sul represa a água que escoa dos afluentes, porém também represa a água no município. Ao mesmo tempo, o vento nordeste prejudica, trazendo a água para o município.

“O nosso problema são os ventos. Por exemplo, o vento norte e o vento nordeste, pra nós é um problema. O vento sul e sudeste, pra nós, não é muito bom, porque a nossa água não sai, mas ela represa a água que vem. Então, pra nós não é ruim, mas também não é bom. Então, o que acontece, nós estamos contando, desde a semana passada, só com o sudeste. Faz quatro dias que o nordeste vem empurrando água de Porto Alegre pra cá, do Guaíba pra cá. Então vai enchendo e vai transbordando, realmente entrando dentro da cidade aqui.”

Ainda nesta quarta-feira, a Defesa Civil do município vai prestar auxílio aos moradores no Pontal da Barra, que estão ilhados, sendo possível a entrada somente de barco. O órgão segue monitorando a situação na cidade.