Mercado vai acompanhar dados da economia norte-americana

Na quarta-feira saem os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos

Crédito: Freepik

Depois do feriado americano de Ação de Graças, os mercados internacionais terão uma semana agitada pela frente no lado da inflação e da atividade econômica. Na quarta-feira, 29, os dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e, no mesmo dia, o banco central americano, o Federal Reserve (Fed), divulga o Livro Bege, que pode conter atualizações sobre a percepção dos agentes sobre o cenário econômico.

Na quinta-feira, 30, saem os números de inflação, renda pessoal e gastos com consumo nos EUA referentes a outubro. No cenário internacional, na Zona do Euro, o primeiro dado a ser divulgado será o indicador de confiança na economia, com dados de novembro, na quarta-feira, assim como o índice de preços ao consumidor da Alemanha. O país divulgará sua taxa de desemprego de novembro na quinta-feira e o dia será marcado também pelo índice de preços ao consumidor e taxa de desemprego da Zona do Euro.

Na sexta, será a vez da apresentação do índice PMI S&P Global da indústria de transformação de novembro pela Zona do Euro, pelo Reino Unido e pela Alemanha. Ainda em destaque, no próximo dia 30 será realizada a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+).