Unir o desenvolvimento urbano com sustentabilidade, tecnologia e qualidade de vida. Esse é o ideal que motiva a “Aceleradora de Gestores Públicos”, evento promovido pela FEDERASUL que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A atividade vai reunir prefeitos e secretários de todo o Estado para uma imersão em inovação para municípios. As inscrições podem ser feitas no link no site da entidade ou no link https://www.federasul.com.br/aceleradora-de-gestores-publicos.
Em um contexto que exige que os gestores sejam cada vez mais atentos para a união da política com soluções que atendam às novas necessidades urbanas, é necessário fazer diferença. “A FEDERASUL tem como objetivos estatutários melhorar o ambiente para viver e empreender no estado do Rio Grande do Sul. Por isso, criamos uma divisão de cidades inteligentes ou ‘Smart Cities’, que tem como foco o desenvolvimento das cidades gaúchas por meio da inovação”, explicou o presidente da entidade, Rodrigo Sousa Costa.
O coordenador da Divisão de Cidades Inteligentes e especialista no assunto, Rafael Bechelin, destaca o objetivo da criação do evento. O grande foco da aceleradora é despertar e preparar prefeitos e secretários de todo o estado para iniciar transformações em suas cidades por meio da inovação”, explica Bechelin.
O conteúdo das palestras e painéis vai abordar temas como cultura de inovação na gestão pública; ambiente regulatório; matriz swot dos municípios; bem como digitalização; dados: conectividade e participação cidadã; governança para inovação; integração das hélices; a cidade como uma plataforma de soluções; sandbox regulatório; e, ao final, a construção de um plano de ação com os primeiros passos dos gestores públicos.