Estudo aponta aumento no número de brasileiros que sacam dinheiro em caixas eletrônicos

Levantamento mostra que maioria tem no saque uma das principais operações cotidianas

Crédito: Freepik

O percentual de brasileiros conectados à internet que sacam dinheiro em bancos cresceu 12 pontos. É o que revela uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, encomendada pela TecBan, empresa dona da rede de caixas automáticos Banco24Horas, no período entre 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, de forma online e abrangência nacional. Foram entrevistadas 1.519 pessoas, de todas as classes econômicas. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, 54% dos pesquisados disseram que o saque é uma das principais operações realizadas cotidianamente. As outras operações bancárias usadas com mais frequência são pagamento de contas (69% dos entrevistados), recebimento de dinheiro (67%), consulta de saldo e extrato (60%) e compra no cartão de crédito (50%). Menos da metade faz recarga de celular (41%) e depósitos (42%).

FORMA DE PAGAMENTO

Pela pesquisa, dois em cada dez brasileiros conectados à internet que têm alguma fonte de renda costumam receber a remuneração em dinheiro, principalmente nas classes C, D e E. Para 29% dos brasileiros, o dinheiro é a principal forma de pagamento no dia a dia, empatado com o cartão de crédito. Nas classes C, D e E, o número sobre para 32%.

Os dados apontam que entre os motivos que faziam o dinheiro ser a forma preferida para pagamento estão lugares que só aceitam dinheiro (22%), já estar acostumado a pagar em dinheiro (15%), conseguir controlar melhor os gastos (10%) e ter descontos (13%). O levantamento identificou ainda que 85% dos entrevistados têm mais medo de ter o celular roubado do que a carteira.