Os proprietários de veículos que perderam placas dos carros nas enchentes podem solicitar gratuitamente ao DetranRS a autorização para confecção de novas placas. O serviço está disponível a partir desta segunda-feira para os 20 municípios que tiveram situação de calamidade pública decretada. A solicitação é feita nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVA) localizados nos municípios ou em cidades vizinhas, caso não exista um CRVA na cidade atingida pelas chuvas. Para ter direito à isenção da taxa, o proprietário deve apresentar boletim de ocorrência feito na Polícia Civil (o documento da Delegacia Virtual é aceito).
As estampadoras credenciadas pelo DetranRS darão desconto de 50% na confecção de novas placas para os carros que perderam a placa dianteira e traseira. Para o caso de perda apenas da placa dianteira, ela será confeccionada sem custo para os cidadãos que as perderam nas enchentes.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua a ser emitida gratuitamente, em qualquer Centro de Formação de Condutores (CFC) do Estado para os moradores dos municípios de Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Encantado, Estrela, Farroupilha, Guaporé, Lajeado, Muçum, Paraí, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Taquari e Venâncio Aires.
O DetranRS também está emitindo gratuitamente a segunda via do documento do veículo para quem ainda tem o CRV antigo (conhecido como DUT). O serviço está disponível para os moradores dos 20 municípios abrangidos pelo decreto.