Após as complicações causadas pela elevação do nível do Guaíba, a prefeitura de Porto Alegre reconhece a necessidade de investir na prevenção de alagamentos. Passado o momento considerado mais crítico, a gestão municipal planeja a captação de aproximadamente R$ 600 milhões a serem aplicados em melhorias de sistemas de bombeamento e redes de drenagem pluvial.
De acordo com o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a intenção é ampliar as casas de bombas 3, 4 e 5, que atendem bairros do 4º Distrito. A proposta inclui o redimensionamento do sistema de drenagem pluvial da região. “Temos o projeto para reforçarmos as casas de bombas e outros sistemas de drenagem. Reforço que o conduto forçado cumprir seu papel, mas queremos melhorar a proteção à cidade”, afirma Maurício Loss.
O diretor-geral do Dmae revela que o município dependerá de financiamento internacional para tirar o projeto do papel. A meta do departamento é iniciar os trabalhos na segunda metade de 2024, com prazo de execução estimado em cinco anos.