Plataforma lista produtos mais buscados pelos gaúchos para a Black Friday

Celulares, geladeiras e TVs estão entre os itens mais desejados pelos consumidores do RS

Crédito: iStock/Divulgação

Os gaúchos também seguem a tendência de se prepararem para as compras na Black Friday. A plataforma Guia dos Melhores, especializada na avaliação de produtos, realizou um levantamento que mostra quais foram os produtos mais buscados pelos consumidores do estado do Rio Grande do Sul para a Black Friday nos últimos dois anos. Como metodologia, o Guia dos Melhores verificou quais foram os itens mais procurados no Google durante os meses de outubro e novembro dos anos de 2021 e 2022, observando a curva de crescimento das buscas em relação à Black Friday.

Levando em consideração principalmente eletrônicos e eletrodomésticos, que estão entre os líderes de intenção de compra dos consumidores, o estudo revelou que a procura por “Iphone” foi a que liderou as buscas no Google para a data nos últimos anos entre os gaúchos, com aumento de 1001% entre os meses de outubro e novembro de 2021, e com volume de buscas de 11450 no mês da Black Friday, e de 844% em 2022, com volume de 11610.

Em segundo lugar, aparecem as geladeiras, que apesar de terem um menor número de buscas, apresentam um maior crescimento em porcentagem. Entre outubro e novembro de 2021, a procura por geladeiras aumentou em 1778%, e, em 2022, em 1506%. Na sequência, aparecem as pesquisas por TVs, que tiveram crescimento de 1498% em 2021 e de 1055% em 2022.

Os celulares, que estão entre os queridinhos dos consumidores para a data, ainda apareceram entre os primeiros da lista mais procurados entre os gaúchos. O termo “celular” ficou na quinta colocação, com aumento de buscas de 2310% e de 2205%, para 2021 e 2022 respectivamente. E a procura por modelos da marca “Samsung”, que tem os smartphones como seu principal produto, aparece em nona posição, com crescimento de 1072% entre outubro e novembro de 2021 e de 695% para os meses em 2022.

PREFERÊNCIAS

De forma geral, os gaúchos realizaram mais pesquisas, dentro do período indicado, no ano de 2021 do que em 2022, salvo algumas exceções. O ar condicionado, que aparecem em sexto lugar na lista de produtos mais procurados, tiveram um aumento de 18% entre 2021 e 2022. Já o termo “Kindle” mostrou crescimento de 4% entre os anos.

“A análise comparativa entre os anos de 2021 e 2022 para a Black Friday demonstra, na verdade, todo um contexto socioeconômico que os brasileiros enfrentaram nos últimos anos. Em 2021, com a pandemia, investiu-se mais em itens eletrônicos e para o lar, como forma de enfrentar um momento delicado em que se passava mais tempo em casa.

Já em 2022, com a retomada gradual dos trabalhos presenciais e a normalização dos serviços de alguns setores, os brasileiros, e aqui podemos falar também especificamente dos gaúchos, precisaram ser mais cuidadosos com seus gastos. Agora, em 2023, existe a previsão de uma recuperação deste cenário, com previsões bastante positivas de crescimento para a data”, explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.