Nova Santa Rita registra enchente histórica, conforme prefeito da cidade

“A água atingiu locais que nunca antes foram registrados enchentes”, afirma prefeito de Nova Santa Rita

Defesa Civil / PMNSR/ Rádio Guaíba

Mais de 600 pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Caí e o Rio dos Sinos. Desse total, 152 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram se instalar nos ginásios onde a prefeitura montou abrigos. Essa foi considerada a maior cheia da história, conforme o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, em entrevista ao Programa Bom Dia, da Rádio Guaíba. Ele ressalta que o município já solicitou à Defesa Civil estadual e federal situação de emergência.

“É uma situação realmente muito complicada. O município já decretou a emergência e a gente tá fazendo o cálculo agora, para decretar calamidade, mas tudo vai depender do índice de prejuízo que o município vai calcular. Já estamos trabalhando para reverter essa situação hoje”, detalhou Battistella. A prefeitura de Nova Santa Rita acionou a Caixa Econômica Federal para a liberação antecipada do FGTS. Além disso, o executivo municipal de Nova Santa Rita vai lançar um cartão solidário para as famílias atingidas pela enchente.

“Estamos em diálogo com a Caixa Econômica Federal para fazer a liberação do FGTS das pessoas. Esse é um dos passos, para que as pessoas possam comprar as coisas que perderam. Para ajudar, estamos destinando um valor de 1 milhão de reais e criando um cartão solidário destinado para aquelas famílias, onde a água chegou e invadiu as suas casas. Estamos estimando em torno de 10 dias para conseguirmos ter esse cartão em mãos e entregar para as pessoas comprar aquilo que é o mínimo necessário para elas voltarem para suas casas”, explicou.

Para ajudar Nova Santa Rita, a Prefeitura solicita itens de higiene e limpeza, já que o rio está baixando e a tendência é de que os moradores retornem para suas casas, para realizar a limpeza dos lares. As doações podem ser entregues no Paço Municipal, localizado na Avenida Hélio Fraga de Moraes Sarmento, 64, no Centro. Outras informações pelo telefone de contato da prefeitura: (51) 3479-2200.