A Defesa Civil estadual definiu o caminho para quem deseja realizar doações e ajudar a população afetada pelas enchentes. Em âmbito estadual, apenas um endereço está habilitado para receber as doações: a central logística da Defesa Civil do Estado, localizada na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. O ponto de coleta funciona das 8h30 às 18h. O espaço é utilizado pelo órgão para organizar a triagem e a distribuição dos materiais.
O órgão estabeleceu quais itens estão sendo mais necessários neste momento: são óleo, feijão e café. Essa lista pode mudar nos próximos dias. O caminho para quem quer ajudar é acessar as atualizações no site SOS Enchentes, que a Defesa Civil vai identificando as demandas mais urgentes.
Diferentemente do que ocorreu em setembro, quando houve um pedido geral de doações, desta vez a mobilização do Estado está focada em itens específicos e centraliza as arrecadações em um único posto – a finalidade é facilitar a operacionalização do processo.
Algumas prefeituras do interior do Estado têm realizado suas próprias campanhas em nível local. Os interessados em doar devem procurar informações junto às prefeituras, órgãos de assistência social ou de Proteção e Defesa Civil municipal para verificar que itens estão sendo demandados e quais são os locais de recolhimento.
As doações também podem ser feitas via Pix. Desde o início de setembro, quando o Estado foi assolado por uma grande enchente, o Executivo estadual disponibiliza a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), para arrecadar as doações em dinheiro. Uma chave Pix foi criada para que empresas e pessoas físicas possam repassar valores aos atingidos por meio de um canal oficial e de forma segura.
Serviço:
Pix SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco: Banrisul