Cerca de 6 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Eldorado do Sul

Conforme a Defesa Civil da cidade aproximadamente 12 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelo temporal da última semana

Foto: Guilherme Almeida/CP

O temor com relação ao vento sul, que causa o represamento das águas do Guaíba, e ao retorno da chuva foi manifestado nesta manhã pelo coordenador da Defesa Civil de Eldorado do Sul, João Carlos Ferreira, no programa Bom Dia, da Rádio Guaíba. Conforme o titular da pasta, apesar do nível da enchente que atingiu o município ter dado uma diminuída, a mudança prevista no tempo prejudica a cidade, atingida por uma cheia histórica causada pelas chuvas do último fim-de-semana.

Ainda segundo João Carlos Ferreira, cerca de dois terços de Eldorado do Sul foi invadida pelas águas do Rio Jacuí. Equipes da Prefeitura, com auxílio do Exército, estão mobilizados para atender às pessoas afetadas. “Neste momento, o vento sul botou água para dentro nos bairros San Soucy e no Sol Nascente também, um outro bairro que nós estamos deslocando um caminhão do exército para ali, para dar um apoio. E estas áreas não tinham sido tão afetadas como nessa enchente aqui do Centro. Mas aí a equipe está lá, está todo mundo mobilizado, socorrendo as pessoas. O pessoal pedindo pra levantar os móveis, alguns pedindo para retirar. É o trabalho da Defesa Civil”, declarou Ferreira.

O coordenador revela que quase um terço da população do município foi prejudicada pelas enxurradas. “Estamos perto de 800 pessoas que foram abrigadas por nós, mais de 5000 desalojados. Nós temos diante do percentual de pessoas que foram atingidas por esta enchentes mais de 12000”, revelou.

Com relação aos donativos que precisam ser arrecadados, Ferreira falou que interessados podem levar os recursos necessários na prefeitura da cidade ou doar através de uma chave pix criada para quem deseja fazer auxílio. “O que é muito necessário seria água, alimentos porque isso é uma despesa cotidiana, uma necessidade cotidiana que as pessoas têm. E também colchões, forros de cama, cobertores. Estas necessidades são básicas e prioritárias para nós aqui da cidade”.

A chave pix disponibilizada pelo gabinete da Defesa Civil de Eldorado do Sul é (51)985951493. Ferreira diz que os valores arrecadados serão contabilizados pela prefeitura e destinados na compra dos materiais necessários para serem repassados às pessoas prejudicadas pelas enchentes.