Calçadistas projetam crescimento de 2,2% em 2024, aponta Abicalçados

Se confirmado, setor superaria desemenho negativo projetado para 2023

Crédito: Divulgação

A indústria calçadista nacional projeta um crescimento de 2,2% em 2024, alcançando 857,8 milhões de pares produzidos no País. O cenário pretendido vai deixar para trás um desempenho negativo estimado para este ano, de queda de 1,1% com produção de 839,3 milhões de pares. As projeções foram divulgadas durante coletiva de imprensa da Brazilian Footwear Show – BFSHOW, realizada nesta quarta-feira, 22, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. Em sua primeira edição, a mostra de calçados, que reúne 138 das principais marcas brasileiras de calçados, acontece até o dia 23.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o Brasil é um país com grande potencial, mas infelizmente, algumas condições de competitividade estão prejudicadas. “Temos um alto custo produtivo, um mercado desaquecido, tanto aqui quanto no exterior e uma concorrência desleal feroz por parte das plataformas internacionais, hoje isentas de qualquer imposto de importação em remessas de até US$ 50”, destacou. 

O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, mencionou que a primeira edição da BFSHOW aponta para um horizonte promissor para o setor calçadista. “É a nossa primeira feira no setor calçadista e estamos muito satisfeitos com o que estamos vendo. Certamente, a união do setor com a ApexBrasil, entidades de classe e sindicatos calçadistas será um impulso importante para tornar a BFSHOW a maior feira brasileira da indústria de calçados”, disse.

Picolo ressaltou, ainda, que os feedbacks sobre a primeira edição estão sendo bastante positivos, especialmente pela infraestrutura dos pavilhões da FIERGS. “O nosso negócio é baseado na satisfação dos nossos clientes e na hospitalidade, recebendo as pessoas com bom atendimento e conforto nas instalações”, comentou. 
A BFSHOW é uma feira realizada pela Abicalçados, organizada pela NürnbergMesse Brasil e patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A parceria oficial é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O apoio é dos sindicatos das indústrias de calçados do Rio Grande do Sul, Bahia, Paraíba, Estância Velha, Sapiranga, Birigui, Campo Bom, Dois Irmãos, Jaú, Fortaleza, Farroupilha, Parobé, Franca, Igrejinha, Nova Serrana e Novo Hamburgo. Saiba mais sobre a feira no site.