Sondagem industrial aponta para evolução da produção em outubro, diz CNI

Índice de evolução da produção das grandes empresas tem queda de setembro para outubro

Indústria. Foto: Agência Brasil/Arquivo

O índice de evolução da produção da indústria chegou a 50,9 pontos em outubro, o que representa um crescimento de 4,5 pontos ante setembro. Os dados constam da pesquisa Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira, 21, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A sondagem foi feita entre 1º e 13 de novembro, com 1.640 empresas, sendo 681 pequenas, 570 médias e 389 grandes. Apesar de estar acima da linha divisória dos 50 pontos, a CNI faz duas ressalvas em relação ao desempenho da indústria.

A primeira, destaca, que é usual que a produção aumente na passagem de setembro para outubro. Mas a média do índice de evolução da produção para meses de outubro é de 51,6 pontos. De acordo com a pesquisa, a alta da produção ficou restrita às pequenas empresas, com indicador de 50,9 pontos. O índice de evolução da produção das grandes empresas é de 49,1 pontos em outubro, mostrando queda da produção de setembro para outubro. O índice das médias empresas está em 49,8 pontos. A Sondagem mostra que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) aumentou um ponto porcentual na passagem de setembro para outubro de 2023, para 71%, ficando dentro da média para os meses de outubro.

EXPECTATIVA

A Sondagem mostra que todos os índices de expectativa recuaram de outubro para novembro. Mas, mesmo com as quedas, os índices de expectativa de demanda e de compras de matérias-primas seguem acima de 50 pontos, indicando expectativas de crescimento da demanda e intenção do empresário de elevar as compras de matérias-primas. Os índices de expectativa de quantidade exportada e de número de empregados ficaram em 49,8 pontos, ligeiramente abaixo dos 50 pontos.

O indicador que mede a intenção de investimento da indústria subiu 1,1 ponto em novembro e está em 55,6 pontos. Assim, em novembro, o índice ficou quatro pontos acima da média histórica da série e aponta para uma intenção de investir acima do usual.