Entidades lançam movimento em defesa do parcelamento de compras no crédito

Em outubro, governo deu 90 dias para que as instituições financeiras levem uma solução ao Conselho Monetário Nacional (CMN).

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Um grupo de 11 entidades ligadas aos setores de varejo e serviços lança nesta terça-feira, 21, um movimento para defender o parcelamento de compras no cartão de crédito sem a incidência de juros. Conforme nota enviada à imprensa, o grupo se identifica como Parcelo Sim em terá ações de comunicação e vai angariar assinaturas em defesa do instrumento. Pretende atuar de forma apartidária para sensibilizar autoridades dos poderes Executivo e Legislativo para evitar o que qualifica de “vilipêndio” dos grandes bancos aos lojistas e aos clientes.

O setor de cartões vem discutindo uma solução para os altos juros do cartão de crédito. Projeto de lei sancionado pelo governo Federal em outubro deu 90 dias para que as instituições financeiras levem uma solução para ser discutida no Conselho Monetário Nacional (CMN).

O varejo e o setor de serviços defendem a manutenção do parcelado sem juros e definição de um número máximo de parcelas. Já o sistema financeiro defende que o instrumento precisa ser limitado para que os juros do crédito rotativo apresentem um recuo a partir de uma maior segurança.

O Banco Central chegou a propor uma limitação do parcelado a 12 vezes, considerado insuficiente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e como anticoncorrencial por fintechs, maquininhas independentes e pelo varejo. Dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que apontam que 90% dos varejistas adotam o parcelado sem juros.