Saúde ganha centro de inovação para ajudar a pesquisa clínica

Lançamento acontece nesta terça-feira, 21, no Tecnopuc

Crédito: Freepik

Está surgindo o Instituto Ceos, instituição de pesquisa clínica e inovação em Porto Alegre. O lançamento acontece nesta terça-feira, 21, no Tecnopuc, e vai destacar um novo ambiente de pesquisa, educação e inovação em saúde, que surge para contribuir com o avanço da pesquisa clínica no Estado do Rio Grande do Sul. Rigor científico, gestão ágil, transparência e humanização da Medicina são alguns dos valores que norteiam a atuação do Instituto Ceos.

O instituto pretende atrair um número ainda maior de estudos clínicos junto às indústrias farmacêuticas, priorizando pesquisas de vacinas e novas terapias para prevenção e combate a doenças complexas, infecciosas e oncológicas. A intenção é que esses tratamentos possam ser oferecidos para toda a população gaúcha, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em operação piloto desde o início do ano, já foram iniciados 27 protocolos de pesquisa, nas mais diversas áreas da Medicina. O Instituto Ceos atuará nos três principais pilares para avanços na saúde no nosso Estado: pesquisa clínica, educação e inovação. A pesquisa clínica é o caminho mais eficaz para mudar a história das doenças no mundo e o Instituto Ceos atuará como um ambiente de excelência, com gestão mais moderna, oferecendo estudos com novas terapias e vacinas nas mais diversas doenças a toda nossa população, com uma infraestrutura para estudos de grande porte de participantes, em parceria com um grupo internacional de pesquisa clínica.

Além disso, o Instituto Ceos focará seus primeiros projetos de inovação nas áreas de educação médica à distância para doenças complexas e aplicativo móvel para câncer com o olhar e abordagem do paciente. Além da sede no Tecnopuc, seu Centro de Pesquisa Clínica no 7° andar do Hospital Ernesto Dornelles, o qual é parceiro do Instituto Ceos, e responsável pelo atendimento de uma parcela grande de pacientes do IPE Saúde. Os médicos Paulo Pitrez e Willian Adami e o administrador Ricardo Melo Bastos são os sócios fundadores da iniciativa que tem parceria com o Hospital Ernesto Dornelles (HED).