A digitalização é um caminho sem volta para o setor calçadista brasileiro. Ciente dessa tendência, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), criou uma plataforma de apoio á internacionalização em 2015. O BrazilianFootwear.com, que traz informações de 205 marcas de calçados, cresceu 23% em número de acessos em 2023.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que a plataforma vem em crescimento e aprimorando suas funcionalidades. “Em 2023, até outubro, foram mais de cem mil acessos, sendo que 82% deles foram de novos usuários, o que demonstra que as campanhas de divulgação estão tendo ótimo alcance”, conta. Outro atrativo da plataforma tem sido as constantes melhorias. Neste ano, por exemplo, o BrazilianFootwear.com passou a permitir mais logins por empresa, permitindo também que o administrador possa selecionar países e funcionalidades de acesso para cada tipo de usuário. “Desta forma, cada marca pode gerir sua equipe por países, otimizando os resultados da exposição”, comenta.
Segundo Carla, a principal origem dos acessos é dos Estados Unidos, que representa mais de 20% do total das visitas. Na sequência, aparecem Colômbia, Reino Unido, Canadá, Equador, Austrália, Índia, África do Sul, Peru e Itália.
COMO FUNCIONA
Voltado para empresas exportadoras que desejam intensificar o contato com compradores internacionais, a plataforma digital BrazilianFootwear.com conta com perfis constantemente atualizados com informações gerais, fotos de coleções e contatos das marcas participantes, A plataforma, além de promover a divulgação das calçadistas brasileiras, permite que negociações sejam iniciadas diretamente no site para que, posteriormente, a contato seja personalizado por parte da empresa para cada comprador.