A Mantova Tubos Flexíveis comemora três décadas de fundação. A empresa tem origem em Caxias do Sul sendo especializada na fabricação de tubos plásticos técnicos que a tornam referência no mercado em que atua, no Brasil e no Exterior. Prova disso é que a produção triplicou em volume nos últimos cinco anos por meio do investimento em inovação e comprometimento dos colaboradores altamente capacitados.
A empresa se destaca pela excelência em engenharia e produção, fabricando peças que atendem aos mais altos padrões de qualidade e aperfeiçoamento para atender as demandas nacionais e de países de toda a América do Sul. A empresa está certificada nas normas ISO 9001 e IATF 16949 e em processo de certificação na norma ISO 14001.
A Mantova tem um laboratório interno apto a realizar análises mecânicas e químicas, processamento e preparação de amostras, metrologia, atendendo aos requisitos normativos aplicáveis aos produtos e especificações dos clientes. Com isso, está num patamar diferenciado de fornecedores de tubos para o mercado brasileiro e internacional, com portfólio superior a 3 mil itens.
EXPANSÃO
No fim do ano passado a Mantova deu mais um passo na internacionalização da marca. Em setembro foi inaugurada a unidade fabril no México. Primeira operação da empresa fora do Brasil, a Mantova México está localizada em Santiago de Querétaro, capital do estado de Querétaro de Arteaga. A estrutura recebeu investimento de mais de R$ 15 milhões com geração de 60 empregos.
Em 2022, a empresa exportou seus produtos para mais de 10 países, tendo como principais destinos México, Argentina, Chile e Uruguai. Depois de investir na unidade mexicana, a Mantova lançou em 2023 um produto inovador para atender ao mercado dos veículos elétricos, setor que passa por uma fase de aceleração no Brasil e no Exterior.
Trata-se de um tubo com resistência à hidrólise, à alta temperatura e a produtos químicos, para uso no sistema de arrefecimento de baterias, tecnologia estudada e desenvolvida em Caxias do Sul por meio dos engenheiros e técnicos da equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Os tubos são produzidos com matéria-prima fornecida por meio da parceria com uma empresa europeia e a estimativa é de que, pelo potencial do mercado, o produto possa trazer um incremento de até 10% no faturamento da empresa.
Além de atender a mercados na América Latina, os principais Estados de atuação da empresa em solo brasileiro são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Zona Franca de Manaus (AM), Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.