Porto Alegre será sede de parte das reuniões do G20 durante a gestão brasileira que começa daqui a duas semanas no Brasil, quando o país assume a presidência do grupo, reunindo as maiores economias do mundo. Durante sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai coordenar 100 reuniões ministeriais e técnicas com os países membros, convidados e organizações internacionais, envolvendo os mais variados temas da agenda internacional. Primeiro grande encontro trará ministros de Relações Exteriores ao Rio de Janeiro após o Carnaval
Além da capital gaúcha, esses encontros vão acontecer em Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, São Paulo, Fortaleza, Foz de Iguaçu, Recife, Campinas, Maceió, Cuiabá, Belém, Santarém, Teresina, São Luís e Belo Horizonte.
As primeiras reuniões estão programadas para acontecer dentro de um mês em Brasília, no Palácio do Itamaraty, nos dias 11 e 12, e nos dias 14 e 15 reunião de vice-ministros de finanças. No dia 13, uma reunião vai juntar as áreas política e financeira, sendo que o governo brasileiro quer buscar alianças de combate global à fome e à pobreza e às mudanças climáticas, durante sua presidência do G20.