Outubro registra menor índice de roubos a veículos dos últimos 13 anos na Capital

Em 2023, já foram empossados 670 novos policiais militares e durante o mês de novembro o governo iniciou a formação de mais 400 brigadianos

Foto: Rodrigo Ziebell/Palácio Piratini

O secretário de segurança pública do Estado, Sandro Caron, revelou que o mês de outubro registrou o menor índice de roubos a veículos em Porto Alegre nos últimos 13 anos. De acordo com o titular da pasta, o percentual de redução foi de 42% com relação ao mesmo período do ano anterior, devido às estratégias desenvolvidas pela secretaria para a solução da questão. Em 2023, já foram empossados 670 novos policiais militares e durante o mês de novembro o governo iniciou a formação de mais 400 brigadianos.

A declaração ocorreu no programa Bom Dia, da Rádio Guaíba. Na ocasião, Caron trouxe um dado comparativo com 2015 que ilustra a queda, mas falou que, apesar da redução dos indicadores criminais, o trabalho segue constante. “Nós tivemos em setembro de 2015 mais de mil roubos de veículos em Porto Alegre, então isso mostra o tamanho dessa redução. Claro, eu sempre falo, sempre que a gente anuncia uma redução, jamais vai ser motivo para a gente se acomodar. Pelo contrário, a gente vê que está no caminho certo, mas o objetivo agora é seguir trabalhando, sempre buscando novas estratégias para novas reduções”, disse.

Uma das preocupações permanentes da pasta, diz respeito ao Centro Histórico de Porto Alegre, que lidera o balanço em ocorrências de furto, roubo e posse de entorpecentes na Capital. O secretário falou que, apesar do esforço e dos investimentos feitos e a redução de 22% com relação a 2022, é preciso seguir na busca pela diminuição dos indicadores. Uma medida prevista é o aumento do policiamento ostensivo no local.

“A redução mostra que os investimentos e todo esforço vem dando resultado, mas a gente tem que reduzir mais ainda. E o Estado, atento para essa questão também do Centro Histórico de Porto Alegre já empossamos 670 policiais militares este ano, estamos iniciando agora em novembro a formação de mais 400 soldados da Brigada, estamos também formando novos agentes para a Polícia Civil e a ideia é reforçar esse policiamento no Centro de Porto Alegre, para reduzir o indicador”, avaliou.

Sandro Caron também aproveitou para falar sobre a criação de uma delegacia especializada no tráfico de armas, prevista pela SSP para operar a partir de 2024. Para o titular da pasta, o Brasil focou em questões ligadas ao tráfico e não deu a devida importância à questão.

“Infelizmente o país nas últimas duas, três décadas, não deu a mesma atenção para a repressão ao tráfico de armas. Então me parece que hoje o que acontece no Brasil e essa grande quantidade de armamentos nas mãos dos criminosos é por não termos acordado antes, há 20, 30 anos, para essa problemática. Então nós tivemos essa avaliação de que temos sim que ter uma área especializada aqui na Polícia Civil na investigação neste tipo de crime”, comentou.