ONU aprova resolução por pausa humanitária em Gaza

Documento foi aprovado sem os votos dos Estados Unidos, Rússia e Reino Unido, que se abstiveram

O Conselho de Segurança das Nações Unidas pediu nesta quarta-feira (15) pausas urgentes e prolongadas nos combates entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza por um “número suficiente de dias” para permitir o acesso da ajuda humanitária. A informação é do Portal R7 citando a agência Reuters. O conselho, de 15 membros, superou um impasse, após quatro tentativas sem sucesso de agir em outubro, para adotar uma resolução que também pede a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas.

Os Estados Unidos, a Rússia e o Reino Unido, que têm poder de veto no conselho, se abstiveram na votação de quarta-feira sobre a resolução elaborada por Malta. Os 12 membros restantes votaram a favor. A Rússia fracassou em uma tentativa de última hora de alterar a resolução para incluir um apelo por uma trégua humanitária imediata que levasse ao fim das hostilidades.

O impasse no conselho tem se concentrado principalmente na questão de uma pausa humanitária ou um cessar-fogo. Uma pausa é geralmente considerada menos formal e mais curta do que um cessar-fogo, que deve ser acordado pelas partes em conflito. Os Estados Unidos têm apoiado as pausas, enquanto a Rússia tem pressionado por um cessar-fogo.

A resolução desta quarta-feira também não condena as ações do grupo terrorista Hamas, um ponto de discórdia para o aliado de Israel, os Estados Unidos, e o Reino Unido. O conselho pediu “pausas e corredores humanitários urgentes e estendidos em toda a Faixa de Gaza por um número suficiente de dias para permitir […] o acesso humanitário completo, rápido, seguro e desimpedido”.