Forum da Federasul pede investimentos no porto de Rio Grande

Encontro definiu a criação de uma Frente Parlamentar e Empresarial com 21 deputados

Foto: Wenderson Araújo / Divulgação

O porto de Rio Grande poderá crescer de tamanho, passando dos atuais de 650 mil para 2,5 milhões de contêineres de 20 pés dando novo fôlego às exportações e importações do Rio Grande do Sul. O documento que pede investimentos do Estado, foi entregue pelo presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, ao vice-governador, Gabriel de Sousa, durante a programação do Fórum Estadual de Investimentos nesta terça-feira.

Com o aumento em quase três vezes, o Hub Porto do Rio Grande começa a ser viabilizado com a criação de uma Frente Parlamentar e Empresarial definida durante o encontro e que teve o apoio de 21 deputados. O documento, com as assinaturas dos parlamentares, foi entregue ao vice-governador.

OTIMIZAÇÃO DOS MODAIS

As propostas apresentadas para o Hub de Rio Grande lembram que a “conquista de uma posição de referência mundial está no horizonte dos gaúchos”, e que a competitividade e potencialidade dependem de um esforço conjunto “que pode e deve ser abraçados pelos diversos setores do Estado”.

O vice-presidente de infraestrutura, da entidade, Antonio Carlos Bachieri, reforça que a urgência da otimização dos modais rompe os obstáculos que ainda impedem as ligações necessárias. Segundo ele, na expansão do uso de hidrovias, o manifesto aponta posturas e propostas de ações atuais para uma visão inspiradora de um futuro possível em 2035 ao trazer diagnósticos a partir do atual momento gaúcho.

O manifesto aponta caminhos para a redução dos custos logísticos e para a ampliação da competitividade. O documento que já está com o vice-governador, explica ainda a importância da mobilização pelo aprimoramento de legislações e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento dos modais de transporte, especialmente o hidroviário como fator de desenvolvimento.