A Brigada Militar irá mobilizar cerca de mil policiais para Operação Verão, que compõe um conjunto de ações, coordenadas pelo Governo do Estado, para garantir segurança e bem-estar aos moradores e veranistas no período de maior movimento no litoral gaúcho. Conforme o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cláudio Feoli, a organização para as ações já começou.
“A Brigada Militar se mobiliza a cada ano, já a partir do início do segundo semestre, em julho, portanto, para que a operação Golfinho, inserida dentro da operação Verão, do governo do Estado, seja efetivada com sucesso, como tem sido feito ao longo dos anos. Nós teremos a mobilização de cerca de mil policiais para atender essa migração. temporária de verão que ocorre no Grande do Sul, tanto nos litorais norte quanto do sul.”
Conforme Feoli, o maior deslocamento de policiais será a partir da semana do dia 20 de dezembro e seguirá até o pós carnaval. “Nós acompanhamos exatamente um momento de maior fluxo. Já em dezembro nós temos aportes de efetivo gradativamente até que, a partir da semana do dia 20 de dezembro, nós temos força total já no litoral até depois do carnaval”, elucidou.
O comandante explicou que os policiais que irão reforçar o efetivo de cada município são provenientes, na maioria, do Batalhão de Choque, que funciona de forma suplementar aos demais, não afetando a segurança de outras cidades. Cláudio Feoli deu dicas para a população, como verificar se trancou a casa antes de sair, além de contatar o vizinho, para que possa acionar as autoridades em casos de anormalidades. No trânsito, reforçou para que a população respeite os limites de velocidade e utilize o cinto de segurança, além de verificar o fechamento dos veículos quando for a praia.