Fórum da Federasul discute soluções para o desenvolvimento do RS nesta terça-feira

Painéis debatem oportunidades de investimentos para a Estado, assim como a busca de soluções para entraves burocráticos e regulatórios

Foto: Federasul / Divulgação

A Federasul realiza durante toda a terça-feira (14) o Fórum Estadual de Investimentos. Conforme o Organizador do evento, os painéis tem como objetivo debater oportunidades de investimentos para o Rio Grande do Sul, assim como a busca de soluções para entraves burocráticos e regulatórios. A atividade acontece no Salão Nobre do Palácio do Comércio, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Em entrevista no programa Agora, da Rádio Guaíba, o diretor da entidade, Altair Toledo, exaltou a presença no Fórum dos presidentes das câmaras de comércio da Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália e Israel. Para ele, os convidados vão possibilitar a troca de informações com estes países. “Os presidentes estarão falando das ações que as câmaras têm feito aqui no Estado para atrair investimentos e, também, logicamente, o painel tem por objetivo discutir um pouco das dificuldades. A gente vai aproveitar a presença de cinco secretários de estado para endereçar estes temas, que são relacionados às dificuldades que os empresários enfrentam”, destacou.

De acordo com Toledo, um dos painéis mais importantes ocorre no final da manhã, contando com o presença de Gilberto Peralta, presidente da Airbus e Guilherme Sari, do Sindienergia-RS, dentre outros palestrantes. Nele, os palestrantes destacam a questão da produção de biocombustível para aviação e temas voltados à segurança energética.

Sobre a reforma tributária, o diretor da Federasul acredita que com a aprovação do projeto, os investimentos vão impactar a economia e o Estado precisa inovar para seguir competindo: “A questão tributária é muito relevante porque essa reforma vai impactar muito a capacidade ou a questão da barganha dos estados por atração de investimentos. Isso traz coisas negativas, logicamente, mas também traz um lado positivo que a gente tende a entrar num ciclo mais virtuoso no sentido de que, se eu não posso barganhar no ponto de vista tributário, tenho que pensar em outras coisas como infraestrutura e mão-de-obra qualificada” destacou.

Além das atrações já destacadas, estarão presentes no Fórum Estadual de Investimentos o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Ernani Polo; de Governança e Gestão, Danielle Calazans e da Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, teve a missão de abrir o evento.