A Black Friday 2023, que acontece no próximo dia 24 de novembro, deve se caracterizar por vendas superiores às registradas em 2022 quando ocorreu próxima de eventos como a Copa do Mundo de Futebol e o Natal, o que acabou reduzindo a procura dos consumidores. A opinião é do presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch. No que se refere a aquisição de produtos, o dirigente destaca que smartphones e aparelhos eletrônicos devem seguir ocupando os postos principais do ranking de artigos mais vendidos na promoção, seguido de eletrodomésticos, vestuário, calçados e cosméticos.
“Embora o atual cenário econômico ainda mostre sinais de cautela por parte da população, a intenção dos consumidores em realizar compras na Black Friday 2023 é maior do que em 2022. A desaceleração da inflação e a redução da taxa de juros são fatores que podem impactar positivamente em um incremento da comercialização de produtos nesta data. A expectativa é um resultado expressivo no montante de vendas, algo em torno de R$ 700 milhões, somando compras online e em lojas físicas”, aponta o presidente.
O dirigente ressalta que há um crescimento do planejamento dos consumidores visando à aquisição de bens duráveis, uma vez que a tendência de queda das taxas de juros acaba os incentivando a comprar produtos de maior valor, especialmente a prazo.
Um detalhe importante das últimas edições da Black Friday é a trajetória de crescimento da presença de consumidores nas lojas físicas, já que elas disponibilizam uma experiência de compra não oportunizada no e-commerce. Esse movimento também é reflexo do aprimoramento das lojas em sua relação com fornecedores, conseguindo adquirir itens que podem ser oferecidos com boa competitividade na comparação com os portais de comércio virtual.