Programa para inclusão de jovens no mercado de trabalho completa sete anos

Iniciativa foi criada pela Amcham Porto Alegre em 2016, dentro do RS Avança

Crédito: Divulgação

O projeto Mais Caminhos, que atua para a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, completa sete anos em 2023. Criado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Porto Alegre) dentro dos pilares do RS Avança, o programa já formou mais de 25 turmas, capacitando mais de 500 jovens, além de reunir mais de 500 executivos voluntários.

As aulas da quarta e última turma de 2023 começaram em outubro. Durante os encontros, que ocorrem de forma presencial e online, os jovens com idade entre 15 e 22 anos aprendem como se portar em entrevistas de emprego, como criar um perfil no LinkedIn e um currículo, lugares onde buscar empregos/estágios e postura no local de trabalho. Também participam de networking com executivos de empresas parceiras.

“O Mais Caminhos é um projeto transformador que tem o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho e ajudá-los a construir um futuro melhor”, destaca a gerente regional da Amcham, Daniela Bahmed Ferreira. “Buscamos unificar trajetórias de profissionais e jovens em situação de vulnerabilidade social, estabelecendo um elo de informações para auxiliar na inclusão social através do trabalho”, completa.

No projeto, executivos atuam como mentores voluntários, após passarem por um workshop de metodologia de mentoria. O processo foi desenvolvido pela consultoria Parallax Institute, de Porto Alegre, que ensina o que é mentoria, o que é coaching, quais são as diferenciações e o que de fato os executivos precisam realizar durante as seis semanas em que seguem no projeto. Após a capacitação, os voluntários participam de seis encontros com os jovens, semanalmente.

Head de educação da Fundação Tênis, que é apoiadora do Mais Caminhos, Ana Madruga afirma que o programa tem contribuído significativamente para acompanhar de uma forma mais individualizada jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. “Contamos com diversos perfis de juventude, bem como gostos e interesses. É muito importante este olhar direcionado e uma escuta atenta que possa apoiar e contribuir para um real crescimento pessoal e profissional. É inspirador saber que existam tantas pessoas já consolidadas em suas correias e que queiram dispor do seu tempo para compartilhar conhecimento e também se colocaram vulneráveis neste processo de ensino e de aprendizado”, comemora. A formatura da última turma do ano será no dia 14 de novembro, na Fundação Tênis.