Ministro da Defesa de Israel afirma que Hamas ‘perdeu o controle’ de Gaza

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse nesta segunda-feira (13) que o Hamas “perdeu o controle” da Faixa de Gaza, o território palestino governado pelo movimento terrorista há 16 anos e alvo de uma operação israelense.

“O Hamas perdeu o controle de Gaza. Os terroristas estão fugindo para o sul. Os civis estão saqueando as bases do Hamas”, declarou Gallant, sem fornecer provas. Os civis “já não acreditam no governo” do Hamas, acrescentou o ministro, em um vídeo exibido pelas principais redes de televisão israelenses.

Mais cedo, o Exército de Israel informou que suas tropas na Cidade de Gaza foram atacadas por “um esquadrão terrorista [do Hamas] escondido entre um grupo de civis na entrada de um hospital” e revidaram, matando 21 palestinos.

O porta-voz militar disse que suas tropas foram atacadas por tiros e lançadores de foguetes na entrada do hospital Al-Quds, na cidade de Gaza. Em sua conta no X, antigo Twitter, as FDI (Forças de Defesa de Israel) divulgaram imagens de um terrorista armado com um lança-foguetes