Famílias de Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha sofrem com destelhamento de casas devido ao temporal

Número de afetados pode aumentar se chuva persistir nas próximas horas

Foto: Prefeitura de Nova Santa Rita / Divulgação / Rádio Guaíba

Os temporais que estão atingindo o Estado desde o final de semana seguem deixando estragos em cidades como Nova Santa Rita e Santo Antônio da Patrulha. Levantamentos a respeito dos prejuízos seguem sendo feitos e a expectativa é que o número de afetados aumente se a chuva persistir nas próximas horas.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, José Murilo Bertoldo da Silva, houve uma espécie de corredor de vento localizada que atingiu o bairro Berto Círio, maior do município, na madrugada de domingo. No local, cerca de 100 residências foram destelhadas e houve o registro de dez postes caídos.

A contabilidade das famílias prejudicadas segue e após cadastramento irão receber lonas e telhas para minimizar os prejuízos devido ao destelhamento de casas. “Ontem fizemos um centro de comando próximo ao ocorrido. O pessoal começou a nos procurar, a assistência social e as equipes da prefeitura. Fizemos o levantamento, atendemos 120 famílias. Nós vamos começar a fazer entrega de telhas”, declarou à reportagem. Ainda segundo Bertoldo, dez postes de luz foram derrubados e, por causa do estrago, parte da cidade está sem energia elétrica.

Santo Antônio da Patrulha

Em Santo Antônio da Patrulha, o coordenador da Defesa Civil da cidade, Miguel Evair confirmou que localidades do interior do município foram mais castigadas pelo temporal da noite de sábado. Uma escola chegou a suspender as aulas devido a estragos. Cinco famílias estão desalojadas segundo o coordenador.

Os maiores prejuízos ocorreram devido a queda de postes. Foram registradas pela prefeitura 48 quedas e, devido ao incidente, vários pontos estão sem luz no município, localizado no Litoral Norte.

Para auxílio nos estragos relacionados a queda de árvores e desobstrução de vias, Miguel Evair confirma que foi necessário recorrer a outras cidades da região. “Tivemos apoio na realidade, junto com o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, mais os jipeiros de Santo Antônio. E veio mais ainda o reforço de Terra de Areia aqui pra nós, dos bombeiros militares, e mais o reforço também de Osório e Torres pra cortar essas árvores aqui para nós”, relatou.

Ainda conforme a Defesa Civil local, foram feitos 123 cortes de árvores, feitas 105 desobstruções de vias. Com relação a casas destelhadas foram 102, sendo dessas 102, 30 com perda total. 700 metros de lonas foram distribuídas aos diretamente afetados.