As projeções para Black Friday (BF) 2023 indicam que dos 23 itens de consumo pesquisados pelo IBEVAR – FIA Business Schoo, 78%, mostram tendência de crescimento das vendas em relação a 2022. Para apenas quatro itens, 18%, registra-se queda e um item tem estabilidade em relação ao ano passado, o que representa um ano melhor que 2022.
O mesmo resultado se verifica comparando 2023 com 2019, isto é, antes da pandemia. Dos 23 itens examinados observa-se um resultado melhor em 2023 que em 2019 para 16 deles, ou seja, 70% dos produtos examinados. Este desempenho já vinha sendo projetado pelos indicadores IBEVAR – FIA. Foram considerados os seguintes produtos: celulares (Iphone, Galaxy, Motorola, Xiaomi); notebooks (notebook, Macbook); tablets (Ipad, tablet); smart watches (Iwatch, smartwatch); fone de ouvido (fones, headphone, airpod); videogames (Xbox, Playstation, Nintendo); eletroeletrônicos (smart tv, geladeira, ar-condicionado, lavadora, micro-ondas, forno, fogão).
Desde 2016, o IBEVAR – FIA observa um aumento notável na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, refletindo não apenas um maior acesso à internet e aos dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno. O presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, Claudio Felisoni de Angelo, atribui essa perspectiva de vendas a retração da inflação, “o IPCA acumulado de janeiro a setembro de 2021 registrou a marca de 10,1%. No mesmo período a inflação em 2022 foi de 5,8% e em 2023, 5,2%. Como se sabe a inflação é um imposto, pois retira renda real das famílias”, revela o professor.