
Uruguaio como Suárez, o cantor e compositor Jorge Drexler em ‘La trama y el desenlace’ sugere algo como ‘aproveitar a trama mais do que o desfecho’. Para o torcedor gremista, cada jogo recente na Arena tem sido uma pedaço da despedida do atacante. Ocorre que, por obra do próprio centroavante, o jogo deste domingo, às 16h, na Arena, contra o Corinthians, não é mais um jogo qualquer. É a primeira vez que o Grêmio pode ser líder do Campeonato Brasileiro. E restando apenas cinco rodadas pela frente, por melhor que venha sendo até aqui a história do Pistoleiro em Porto Alegre, é no fim da caminhada que o torcedor gremista passou a estar, desde quinta-feira, interessado.
“Ele confirmou nossa convicção. Veio com um grande projeto de marketing, mas acima de tudo ele veio pra jogar futebol e dar alegria para a torcida do Grêmio”, explica Antonio Brum, vice de futebol e fagulha no processo da negociação para trazer o atual quarto maior goleador do mundo com 554 gols.
E é esse jogador que comanda o Grêmio na reta final do Brasileirão. Alguém que na Copa da África do Sul em 2010 quando restavam 27 segundos para o fim da prorrogação salvou duas vezes o Uruguai nas quartas de final contra Gana. Com o goleiro batido, defendeu com o pé a primeira e com a mão, a segunda bola que cruzava a linha. Expulso, chorou ao ver o ganês chutar o pênalti na trave e depois ao comemorar a classificação nas penalidades. Comportamento irresignado que repete 13 anos depois em outro cenário.
Talvez pelo sangue que carregue e por ter vivido tanto no futebol é que em momentos decisivos, conserve o tirocínio nas horas decisivas: “Tem que desfrutar o momento e o que o Suárez está jogando no Grêmio e fazendo o melhor que pode. Querendo ajudar o Grêmio a conseguir grandes coisas até o final. No futebol tudo acontece. Não depende de nós, mas vamos focar nos cinco jogos.” O primeiro é domingo.
Renato poderá contar com Reinaldo, julgado na sexta-feira no STJD com punição de um jogo já cumprido. O técnico fechou o último treino antes do duelo contra os paulistas. Cristaldo e Ferreira podem reaparecer no time. No Corinthians, a distância para o Z-4 ainda preocupa. Mano Menezes terá o retorno do lateral-direito Fagner.
Grêmio
Corinthians
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
Árbitro VAR: Rafael Traci (FIFA-PR).
Data e hora: 12 de novembro, domingo, às 16h.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).