Presente de Natal antecipado, afirma mãe após ver filho que estava desaparecido em Porto Alegre

Crianças da mesma família ficaram sumidas por 15 horas

Mãe reencontra filho que estava desaparecida | Foto: Guilherme Almeida / CP

“Muita emoção, um presente de Natal antecipado. Eu nunca me senti tão frágil e tão forte ao mesmo tempo”, relatou com sentimento de alívio a assistente administrativa Alessandra Corrêa da Rocha. Ela é mãe de Everton Meireles, nove anos, a mais velha das quatro crianças desaparecidas encontradas hoje pela manhã com vida, 15 horas após seu sumiço, em uma área de matagal junto a um lago no Morro da Cruz, bairro São José, zona Leste de Porto Alegre. Everton também é primo dos outros três localizados, os irmãos Isabeli, 8 anos, Cauã Luka, 7 e Arthur, 5.

A operação mobilizou a Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) e muitos voluntários. As crianças, todas moradoras da comunidade, foram encontradas sem ferimentos, porém encaminhadas à Clínica da Família Campo da Tuca para a realização de exames. Lá, elas foram recebidas com uma mesa com água, refrigerante e alimentos. O desaparecimento foi reportado à BM por volta das 22h de quinta-feira, e havia a preocupação com um açude próximo, que, embora não muito profundo, poderia gerar risco de afogamento.

Outra dificuldade foi a falta de iluminação, devido ao local estar fora da área urbana. Elas foram localizadas por grupos de trilheiros de motocicletas, que utilizam o local para o lazer nos finais de semana, e conhecem bem os caminhos em meio às árvores, segundo o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), tenente-coronel Samaroni Teixeira Zappe. “Ontem (quinta) as crianças tinham saído para brincar e não retornaram no final da tarde. Os familiares deram falta e começaram de imediato a fazer as buscas nas imediações. Não localizando, os órgãos de segurança foram acionados”, contou ele.

A informação inicial dava conta de que os quatro tinham ido se banhar no lado, requerendo atenção e mobilizando inclusive equipes de mergulhadores do CBMRS, bem como o helicóptero do Batalhão de Aviação da BM. As buscas seguiram pela noite e se estenderam pela madrugada. Após uma inspeção no local, a hipótese de serem encontradas na água foi descartada. As motos da BM ajudaram nas buscas, e as quatro foram localizadas por volta das 9h de hoje. Conforme o tenente-coronel, as crianças tinham ido brincar de se esconder na mata, e não havia mais ninguém com elas.