A Black Friday 2023 parece animar parte dos consumidores. Um percentual de 85% dos entrevistados na “Black Friday no varejo brasileiro” pretende aproveitar alguma oferta, antes da data oficial e também admite se planejar para as promoções (92%), admitindo que vai pesquisar produtos e preços (97%). O gasto com as compras é de até R$ 1.000 (67%), conforme a sexta edição do estudo desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a PiniOn, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday.
Devido aos altos preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black Friday é vista como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais otimista e animado. O consumidor irá destinar aproximadamente 71% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano. A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por: vestuário (48%), eletrônicos (44%) e eletrodomésticos (42%).
O estudo mostra que 72% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 63% acreditam que irão encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (91%) na Black Friday, e acreditam (83%) nas promoções da data.
O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 97% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites das próprias lojas (57%), sites de busca (54%), e redes sociais (49%). Assim como a busca por informações é online, o e-Commerce (51%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (16%) no processo da compra, sendo que 34% declaram que pretendem comprar em ambos os formatos.