Os programas de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) visam tornar os estudantes protagonistas de suas trajetórias. Para isso, os alunos são incentivados, desde jovens, a desenvolver habilidades que ajudem na solução de problemas. Parte das ideias que esses estudantes criam em ambiente escolar será exibida na Mostra Sesi Com@Ciência Projetos e Robótica, que ocorre em 13, 14, 16 e 17, no Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS).
Durante o evento, haverá também a etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League Challenge e a competição de robótica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação é gratuita. “O objetivo da Mostra é evidenciar como podemos impactar a aprendizagem e desenvolver o senso crítico e o protagonismo dos estudantes ao estimulá-los a buscarem soluções para os problemas que encontram no dia a dia”, afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.
A Mostra terá apresentação de projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, da EJA e do Contraturno Tecnológico do Sesi-RS. Este ano também participarão, pela primeira vez, estudantes de escolas estaduais que tiveram seus projetos selecionados pela Secretaria da Educação (Seduc-RS). Ainda estarão presentes representantes de redes municipais que integram os programas de formação de professores desenvolvidos pelo Sesi-RS. Serão 190 projetos dos programas de educação do Sesi – sendo 92 de estudantes das escolas de Ensino Médio, 32 de crianças e adolescentes do Contraturno Tecnológico e 66 de jovens e adultos da EJA –, além de 27 de escolas da rede estadual.
A intenção é ampliar o alcance, evidenciando o trabalho que é feito por educadores e estudantes de todo o Estado tendo como base os pilares da ciência, da inovação e da tecnologia. O local escolhido para o evento, a unidade do Sesi em Canoas, tem um significado especial: é onde está em construção uma nova escola de Ensino Médio do Sesi. Até 2027 serão erguidas outras cinco instituições no Estado (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul), que se somam às cinco em operação (Gravataí, Montenegro, Pelotas, São Leopoldo e Sapucaia do Sul).
A programação inclui ainda experiências interativas com o Museu da PUCRS e oficinas de muralismo, robótica e dança.