Os detalhes sobre o sequestro de um adolescente de 14 anos foram divulgados, na manhã desta sexta-feira, em coletiva das forças de Segurança em Caxias do Sul. O jovem, sequestrado no dia em que comemorava aniversário, foi resgatado após passar quase 13 horas em cativeiro. Dois suspeitos foram presos e um terceiro morreu.
De acordo com o chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, a vítima foi sequestrada às 6h45min de quinta-feira, quando ia para a escola. O adolescente estava dentro de uma van escolar, abordada por dois homens armados na Rua José Onzi, no bairro São Cristóvão, na região de Ana Rech. Ainda de acordo com Sodré, enquanto um criminoso rendia o motorista, outro colocava o garoto dentro de um veículo Celta prata, que depois foi utilizado na fuga.
O delegado conta que, durante as buscas pelo menino, a polícia conseguiu localizar o Celta e identificar o proprietário, que acabou sendo preso. Ao ser interrogado, o homem revelou a localização do cativeiro, uma casa abandonada no entorno da comunidade de São Braz. Quando os policiais entraram no imóvel, às 19h40min, dois sequestradores fugiram para um matagal. O adolescente não ficou ferido.
Conforme Sodré, o sequestro foi planejado. ” Esse fato foi premeditado, por ser o aniversário dele [adolescente]”, destacou.
O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, reforçou o papel desempenhado pelo trabalho conjunto das forças policiais para a resolução do caso. De acordo com o secretário, os criminosos chegaram a exigir dinheiro aos familiares da vítima.
“Foi um caso clássico de extorsão mediante sequestro”, afirmou Caron. “Esse crime pode ser usado como modelo de integração das forças de segurança, que agiram com rapidez e resgataram a vítima em perfeitas condições de saúde.”
No início da tarde, a polícia localizou os dois homens que haviam fugido após sequestrarem o adolescente. Após troca de tiros com a BM, um deles foi morto e outro foi preso. O tiroteio ocorreu em uma região de mata próxima ao cativeiro, às margens da Rota do Sol, em São Braz.