Produção industrial avança em cinco dos 15 locais pesquisados, aponta IBGE

No Rio Grande do Sul, o setor registrou uma queda de 5,4%

Foto: FCA/Divulgação

A produção industrial brasileira variou 0,1% em setembro, com altas em 5 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional. Na comparação com setembro de 2022, a indústria mostrou avanço de 0,6% e as taxas positivas foram observadas em dez dos 18 locais pesquisados. O acumulado no ano apresentou variação de -0,2%, resultado negativo acompanhado por oito dos 18 locais. Já o acumulado em 12 meses mostrou variação nula (0,0%), com 8 dos 15 locais investigados registrando taxas positivas. Os dados foram divulgados hoje (8) pelo IBGE. No Rio Grande do Sul, o setor registrou uma queda de 5,4%.

Continuamos com a leitura de um comportamento gradual e moderado da indústria, no qual observamos um arrefecimento na produção, ocasionado por fatores como os juros elevados, o que leva ao encarecimento do crédito e diminuição da linha de crédito e diminui as decisões de investimentos por parte dos produtores. Fatores esses que também ocasionam uma cautela na tomada de decisão na parte das famílias, afetando o consumo”, avalia o analista da pesquisa, Bernardo Almeida.

A segunda maior alta em termos absolutos e segunda maior influência veio do Rio de Janeiro, apresentando índice de 3,1%, também possuindo o setor extrativo como a principal influência no crescimento. O analista salienta que, no caso do Rio de Janeiro, a indústria extrativista está concentrada basicamente no setor de petróleo e gás natural.

O principal resultado negativo em termos absolutos veio do estado de Pernambuco, com taxa de -12,8%. O setor de derivados de petróleo e o de veículos automotores foram os setores que mais influenciaram a queda registrada pela indústria pernambucana.

“Vale ressaltar que a taxa de setembro foi a quarta taxa negativa consecutiva, sendo que nesses quatros meses foi acumulada uma perda de 17,5%. A taxa de setembro é a mais intensa negativamente para a indústria pernambucana desde abril de 2020, quando registrou -18,4%. É importante lembrar que em que abril de 2020 foi alcançado o pior patamar da história da indústria nacional, quando tivemos o maior impacto de políticas de isolamento social, no início da pandemia”, pontua o pesquisador.

Já a maior influência negativa no mês veio de São Paulo, maior parque industrial do Brasil e que detém aproximadamente 33% da produção industrial nacional, apresentando índice de -1,1%. As maiores influência na queda da indústria paulista foram os setores de alimentos e de veículos automotores.

AVANÇO

Na comparação com julho de 2022, o setor industrial mostrou avanço de 0,6% em setembro de 2023, com dez dos 18 locais pesquisados apontando resultados positivos. Vale citar que setembro de 2023 (20 dias) teve 1 dia útil a menos do que igual mês do ano anterior (21).

Nesse mês, Rio Grande do Norte (40,2%), Pará (14,5%) e Espírito Santo (14,2%) assinalaram avanços de dois dígitos e os mais acentuados, impulsionados, principalmente, pelo comportamento positivo observado nos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (gasolina automotiva e óleo diesel), no primeiro local; de indústrias extrativas (minérios de ferro em bruto ou beneficiados e minérios de cobre), no segundo; e de indústrias extrativas (minérios de ferro pelotizados ou sinterizados, óleos brutos de petróleo e gás natural), no último.

Paraná (8,9%), Rio de Janeiro (8,5%), Goiás (6,7%), Mato Grosso (6,0%), São Paulo (1,1%) e Santa Catarina (0,9%) também apontaram avanços mais intensos que a média nacional (0,6%), enquanto Minas Gerais (0,6%) completou o conjunto de locais com crescimento na produção no índice mensal de setembro de 2023.

Por outro lado, Ceará (-11,9%), Região Nordeste (-9,4%) e Bahia (-9,0%) assinalaram os recuos mais intensos nesse mês. Rio Grande do Sul (-6,0%), Maranhão (-5,4%), Pernambuco (-4,6%), Amazonas (-1,9%) e Mato Grosso do Sul (-0,3%) mostraram os demais resultados negativos nesse mês.