Principal objetivo do Grêmio no Campeonato Brasileiro, a ida para a Libertadores de 2024 está muito bem encaminhada. Com a recente campanha de quatro vitórias consecutivas, o Tricolor chegou aos 56 pontos e ocupa o quarto lugar na tabela. De acordo com o site “Infobola”, do matemático Tristão Garcia, os comandados de Renato Portaluppi têm 63% de chances de conseguir uma vaga direta para a maior competição do continente sulamericano do próximo ano. Em relação ao G-6, que daria uma vaga na pré-Libertadores, a probabilidade é ainda maior. Segundo o “Infobola”, o Grêmio tem 98% de chances.
Coincidentemente, Tricolor e Fogão vão medir forças amanhã, às 20h, em São Januário, no Rio de Janeiro. Uma vitória coloca os gaúchos de vez na briga pelo tricampeonato. Por outro lado, a derrota praticamente sepulta qualquer sonho da conquista. Para esse duelo decisivo, Renato terá o retorno de duas opções de grupo: o zagueiro Gustavo Martins e o volante Ronald.
Ambos conquistaram a medalha de ouro com a Seleção Brasileira no Pan-Americano do Chile, em Santiago. “Sabemos que o clube está em um momento importante, na reta final e precisa de todos bem. O Grêmio quer pontuar, pensamos em fazer o máximo de pontos possível e chegar no final do brasileiro e ver onde chegamos”, disse Ronald, em entrevista coletiva concedida na segunda-feira.