Totalizando 2.670 pontos, o produtor Ricardo Felipe Sperotto Terra, de Santa Vitória do Palmar (RS), conquistou o prêmio de melhor lote ao atingir peso médio de 330,78 quilos e idade zero dentes. Com 2.645 pontos, o segundo melhor lote ficou com Luciano Augusto Sperotto Terra, de Santa Vitória do Palmar (RS), com peso médio de 305,57 quilos e idade zero/dois dentes.
Na terceira colocação de melhor lote ficou Ciro Gensir Neves e Outros, também de Santa Vitória do Palmar (RS), com o lote de peso médio de 336,11 quilos, idade zero/dois dentes e pontuação de 2.550. Já o quarto lugar foi para Marco Silva de Marco, de Santa Vitória do Palmar (RS), com a pontuação de 2.520, peso médio de 323,41 quilos e idade zero/dois dentes. Sergio Renato Dias Barbieri, de Bagé (RS), conquistou o prêmio de 5° lugar, com a pontuação de 2.490, peso médio do lote de 304,16 quilos e idade zero/dois dentes.
Além do melhor lote, o evento agraciou também a melhor carcaça do concurso. Pesando 350,8 quilos, o primeiro lugar foi para o produtor Ricardo Felipe Sperotto Terra, com 135 de pontuação, acabamento de gordura quatro e idade zero dentes. O segundo lugar de Melhor Carcaça, ficou com Felipe Cassalha Schineider, de Santa Vitória do Palmar (RS), com 135 pontos, peso médio de 337,4 quilos, acabamento de gordura quatro e idade zero dentes.
O produtor que ganhou a terceira colocação foi Victor Ghignatti Borges, de Santa Vitória do Palmar (RS), com carcaça de peso de 321,2 quilos, com 135 pontos, acabamento de gordura quatro e idade zero dentes. A quarta colocação foi para o produtor Luciano Augusto Sperotto Terra, com peso de 319,6 quilos, com 135 pontos, acabamento de gordura quatro e idade zero dentes. Já o quinto lugar ficou com o criador Sérgio Renato Dias Barbieri, com pontuação de 135, com peso de 301,4 quilos, acabamento de gordura quatro e idade zero dentes.
De acordo com o presidente da ABHB, Eduardo Soares, é importante e gratificante ver este engajamento dos produtores e criadores de Hereford e Braford em todos os processos que envolvem as raças, desde a seleção dos animais à campo até a indústria, neste evento. “Isto demonstra a firmeza das raças, da associação e do Programa Carne Hereford, em que através deste importante elo, conseguimos levar à mesa do consumidor, cada vez mais, um produto selecionado e de excepcional qualidade”, observou.
Para o gerente executivo da associação, Felipe Azambuja, foi um momento ímpar onde se uniram os elos da cadeia. “É o produtor que caprichou e enviou essa qualidade nos 600 animais, com este recorde que tivemos. A indústria que realiza um trabalho muito bem feito, como o Frigorífico Silva sempre faz, e o consumidor que será brindado com extrema qualidade deste produto que está no concurso”, destacou.
Os critérios de julgamento foram bem detalhados, levando em consideração a cronologia dentária, conformação, acabamento, peso, contusões e sanidade dos animais sendo estipulada pontuações para cada um deles, de acordo com a classificação do técnico certificador e realizado o somatório da pontuação após o recebimento do romaneio do abate. “Mais uma edição de sucesso com excelente qualidade tanto no padrão racial, quanto na qualidade de carne. Animais jovens e com excelente acabamento. Parabéns a todos os envolvidos”, destacou Anita Caino, coordenadora técnica do Programa e responsável pela avaliação.