Começam em Porto Alegre obras de revitalização do Terminal Mendes Ribeiro

Reformas no local devem durar cinco meses, conforme empresa responsável

Foto: Guilherme Almeida / Correio do Povo

Começaram nesta terça-feira as obras de revitalização do Terminal Mendes Ribeiro, que liga a avenida Protásio Alves à 3ª Perimetral, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre. A obra, executada pela empresa DW Engenharia, da Capital, tem prazo de cinco meses para finalização. Nesta primeira etapa, está sendo feita a limpeza das paredes e outros espaços, etapa que deve levar de um a dois meses. A empresa promete não haver intercorrências no fluxo de pedestres ou passageiros das 32 linhas de ônibus do local. Estima-se que 110 mil pessoas passem pelo terminal integrado com viaduto diariamente.

O começo dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Sebastião Melo e pelos secretários municipais de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior, e Serviços Urbanos (SMSUrb), Marcos Felipi Garcia. “A revitalização é fundamental para a manutenção da estrutura, bem-estar e segurança de milhares de pessoas que passam por aqui todos os dias. Vamos seguir avançando por uma Porto Alegre melhor para todos”, avaliou Melo.

A DW é a mesma empresa que executa trabalhos no viaduto Obirici e já realizou o mesmo no Jayme Caetano Braun, Tiradentes e da Conceição. Conforme a Prefeitura, a SMMU começa com equipes próprias já na primeira quinzena de dezembro a reformar os sanitários do Mendes Ribeiro. A pasta ficará responsável também pela modernização das escadas rolantes e elevadores, dentro do Programa Mais Transporte. Atualmente, alguns estão inoperantes.

Grafites e pichações também serão removidos, e o terminal, inaugurado em abril de 2003, receberá tinta antipichação. Os reparos também incluem corrimãos, guarda-corpos, new-jersey, estrutura da cobertura, escadas, pisos e azulejos das paredes. Já foram reformadas as coberturas das paradas do nível da Protásio Alves, bem como a parte elétrica. Os terminais Azenha (Princesa Isabel), Parobé, Antônio de Carvalho, Nilo Peçanha (Jayme Caetano Braun), e Nilo Wulff (Restinga) estão com reformas concluídas, e ainda restam o Rui Barbosa, Triângulo e José Eduardo Utzig.

A diarista Ionara Geraldo, moradora do bairro Passo das Pedras, hoje pela manhã aguardava o coletivo e afirmou frequentar o Terminal Mendes Ribeiro uma vez por mês. Ela diz ter aprovado as revitalizações previstas. “Estava precisando, e tomara que isto seja para melhor. Embaixo do viaduto, chove bastante e molha todo mundo que passa por ali. Fora os elevadores e escadas rolantes, que as pessoas não podem utilizar porque não funcionam”, comentou ela.