Semana com foco na ata do Copom e IPCA de outubro

Mercado projeta indicaor projeção do mercado financeiro variando de 026% a 0,29% no mês

Crédito: Freepik

Depois de uma semana mais curta e com decisões sobre taxa de juros no Brasil e nos Estados Unidos, investidores estarão atentos a divulgação justamente a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês e outubro. Junto com isso, também haverá a divulgação de balanços trimestrais de importantes empresas listadas na Bolsa de Valores, entre as quais a Petrobras.

O período começa com a divulgação do Relatório Focus, do Banco Central, com as estimativas do mercado financeiro sobre os principais indicadores da economia, justamente após a redução da taxa Selic para 12,25% ao ano. O IPCA de outubro só será conhecido na sexta-feira, 10, com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com projeção do mercado financeiro variando de 0,26% a 0,29% no mês, o que significaria retração da variação em 12 meses próxima de 4,83%.

Analistas apontam um recuo menor nos preços do segmento alimentação, mas alta no item serviços. Os bens monitorados devem apresentar avanço mais moderado, graças as deflações em gasolina e energia elétrica. Conforme os profissionais da Investing.com, no começo da semana o Banco Central (BC) divulgará dados sobre transações correntes.

Na terça-feira, 7, tem a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que deve detalhar os aspectos envolvidos na tomada da decisão que cortou 50 pontos base da taxa Selic e dar sinais dos próximos passos projetados pela autoridade monetária. Na quarta-feira, 8, a agenda segue com indicadores como IGP-DI e IPC-S da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e a Pesquisa Mensal de Comércio e a Pesquisa Industrial Mensal, ambos de setembro.

CAMPO POLÍTICO

A semana também reserva acontecimentos no campo político, como a convocação de sessão deliberativa para votar o parecer preliminar do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, pela presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, senadora Daniella Ribeiro. Se aprovado o parecer do deputado Danilo Forte, o governo ficará impedido modificar a meta fiscal de 2024 ou outros pontos do projeto.

A temporada de balanços brasileira envolve as divulgações de resultados de companhias como Itaú Unibanco e BB Seguridade, BTG, Banco do Brasil, Eletrobras, Casas Bahia, Oi, Petrobras, Bradesco e B3.