Centrais sindicais pedem votação do piso regional do RS na próxima semana

Carta com as demandas dos trabalhadores foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira

Vidor (centro) entrega carta do Fórum a Vilmar Zanchin | Foto: Divulgação / CP

Representantes do Fórum das Centrais Sindicais reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB), nesta segunda-feira, com intuito de pedir a inclusão do projeto de lei do piso regional na sessão deliberativa do dia 14 de novembro.

O projeto de lei 290, na visão dos sindicalistas, “tramitou com extrema lentidão” na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sendo aprovado no dia 24 de outubro. Agora, a proposta pode entrar na pauta do plenário dependendo de acordo de líderes.

“Esse projeto está atrasado. Deveria ter sido votado lá no mês de março ainda. Vamos intensificar a mobilização para que semana que vem ele seja incluído na pauta de votação”, defende o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no RS (CTB-RS), Guiomar Vidor.

A proposta do governo, encaminhada em junho para a Assembleia, sem regime de urgência, é de um aumento de 9%, o que elevaria o valor dos atuais R$ 1.443,94 para R$ 1.573,89 na primeira faixa. O índice é considerado pelos sindicatos um avanço, mas insuficiente.

Na reunião, os representantes sindicais entregaram uma carta a Zanchin, na qual defendem um reajuste de 10,47%, que representa, na sua visão, o reajuste inflacionário dos últimos anos.