O segundo final de semana da Feira do Livro tem atrações para todos os públicos na Praça da Alfândega. A previsão do tempo é que o sol volte a surgir entre nuvens contrastando com as chuvas de quinta e sexta na Feira. As barracas funcionam diariamente, das 10h às 20h, até o encerramento em 15 de novembro. Além das 110 bancas e das sessões de autógrafos, diversas atividades ocorrem na Praça de Alfândega, Auditório Barbosa Lessa, Memorial do RS e outros espaços.
O sábado será de atividades de um casal literário. A psicanalista e escritora Ariane Severo lança “Casa – estudo psicanalítico, filosófico e literário do habitar” (Besouro Box) com sessão de autógrafos às 17h, na Praça de Autógrafos Gerdau. No dia 10, sexta, a autora palestra sobre o livro no Auditório do Memorial do RS. Na casa está posto em cena o funcionamento familiar. É onde acontece a vida interior. Nesses sentido, ela estuda os abrigos e aposentos e o inconsciente que permanece nos locais. Entender o seu significado simbólico, relacional e afetivo é o propósito de Ariane no livro.
O parceiro de vida de Ariane, Alcy Cheuiche, dedica o sábado ao ao romance histórico. Ele retorna à Feira para apresentar “O Pacificador: a História da Vida de Duque de Caxias (veja capítulo na página 2), seu novo livro e “Nos Céus de Paris: o Romance da Vida de Santos Dumont (L&PM) em edição comemorativa pelos 150 anos do nascimento do pai da aviação. A sessão de autógrafos ocorre às 17h na Praça Central. Antes, às 15h, o autor participa do papo “Santos Dumont – 150 anos de nascimento do pai da aviação”, com o brigadeiro Rivero no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz (rua dos Andradas, 1223).
* A cobertura do Correio do Povo na Feira do Livro de Porto Alegre 2023 é um oferecimento de Banrisul.