Obra da Copa 2014, avenida Tronco segue com trabalhos em andamento em Porto Alegre

Via na zona sul é a única que resta das obras do Mundial de nove anos atrás

Obra dos trechos 1 e 2 da Tronco está 76% concluída, diz painel de obras da Prefeitura | Foto: Guilherme Almeida

Uma das 18 obras previstas para a Copa do Mundo de 2014 ainda está inacabada em Porto Alegre, e uma segunda ainda não saiu do papel. Trata-se de uma parte da avenida Tronco, na zona Sul, mais especificamente nos trechos 1 e 2, cujo avanço gera expectativas nos moradores, que esperam há anos as promessas literalmente se concretizarem. Além desta, o viaduto da Plínio Brasil Milano precisa de ajustes no projeto, e praticamente não é mais considerada como tal pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

Conforme o Painel de Transparência nas obras públicas, os trabalhos em questão estão 76% concluídos, com prazo de conclusão até janeiro de 2024, e nos quais 49% dos R$ 48,4 milhões previstos foi efetivamente investido. Recentemente, a Prefeitura entregou a expansão da avenida Severo Dullius, na zona Norte, que passa próxima ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, e está realizando serviços pontuais, a exemplo de plantação de gramas, acabamentos gerais e pintura de sinalizações. Demanda dos moradores, o guard-rail até o canal próximo não deverá ser construído.

A obra da Plínio está em situação mais delicada. A intenção da Prefeitura era construir um viaduto e uma passagem de nível na Terceira Perimetral, a fim de desafogar o trânsito na área do bairro Higienópolis. Entraves relacionados a empreendimentos no local travaram a realização da obra, que tampouco aparece no painel de inspeção do estado das obras públicas.

As demais obras previstas para o Mundial de 2014 na Capital eram a construção do trecho 2 da Avenida Voluntários da Pátria, trincheiras da Ceará, Anita Garibaldi e Cristóvão Colombo, trecho 3 e 4 da Tronco, corredores da Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Padre Cacique, trechos 3 e 4 da Edvaldo Pereira Paiva, duplicação da Voluntários, viadutos Pinheiro Borda, Júlio de Castilhos e Bento Gonçalves. Todos já foram entregues.