Antônio Prado começa a receber os visitantes da 8ª FenaMassa

Público poderá conferir produtos coloniais, mais de 30 variedades de massa e artesanato

Crédito: Divulgação

A cidade mais italiana do Brasil – e sua característica hospitalidade – já está pronta para receber os visitantes da 8ª FenaMassa (Festival Nacional da Massa), tendo como palco o Centro Histórico de Antônio Prado, com 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Os mais de 30 estandes, que ocupam a área coberta de cerca de 3,5 mil metros quadrados, estão finalizados para comportar diversificados produtos coloniais, atrações artísticas e culturais, além de muito artesanato. Faltam poucos dias para o evento que vai tomar conta da Praça Central, de 3 a 19 de novembro (sexta-feira aos domingos), e o feriado de 15 de novembro (quarta-feira).

A abertura oficial será às 19h30min desta sexta-feira. Com algumas novidades em 2023, os organizadores esperam ultrapassar os números da edição anterior, realizada em 2022, que contabilizou 35 mil pessoas, muitas variedades de massas, mais de 12 mil refeições e um faturamento superior a R$ 1,3 milhão.

“O festival surgiu com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento e a profissionalização do setor gastronômico de Antônio Prado. Ao longo dos anos, sempre manteve a característica da gastronomia típica local com o diferencial de apresentar uma vivência única aos visitantes. Com isso, busca-se fomentar o setor de massas e os expositores locais, unindo gastronomia, atrações artísticas e culturais”, explica a presidente da FenaMassa 2023, Paula Lovatel Soso.

VARIEDADES

Os visitantes poderão degustar 75 variedades de massas e molhos em três restaurantes, sendo que dois deles – Italiano e Clube União – servirão refeições em sistema de rodízio. O terceiro, Bistrô do Chafariz, uma das novidades, terá opções de pratos executivos. Estandes de alimentos variados, como açaí, sorvetes, bolos, confeitaria, azeites, panquecas, crepes, pizzas; além de cantina com preparo de pastéis, frios, pães, cucas e outros produtos coloniais; uma cervejaria e cinco vinícolas completam o festival.

A FenaMassa terá ainda artesanato, oficinas gastronômicas gratuitas em parceria com o Senac e o Armazém das Massas, espaço administrado por entidades do município, cujo lucro será revertido a elas. Estandes de sushi e hambúrgueres contemplam as novidades da edição, conjugando muito sabor às protagonistas do evento, em formatos de nhoque, talharim, tortéi de moranga, espaguete, entre outras. Os Jogos da Colônia, que reúnem atividades esportivas e culturais prometem ser um dos momentos mais divertidos e interativos com o público.