Neymar acumula 29 lesões, mas cirurgia no joelho será apenas a terceira da carreira

Astro passa pelo procedimento em um hospital de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e será atendido por Rodrigo Lasmar

Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação

Neymar passará por cirurgia nesta quinta-feira (2) para tratar a lesão no joelho esquerdo, em que rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco. O procedimento será realizado em Belo Horizonte, em Minas Gerais, pelas mãos de Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira e do Atlético-MG.

A grave lesão sofrida na partida contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, é a 29ª da carreira, mas a cirurgia será apenas a terceira pela qual o jogador passará. De 2014 até o início de 2017, quando estava no Barcelona, foram nove lesões com tratamento conservador. Já do segundo semestre de 2017 a 2023, foram 20, sendo que três precisaram de cirurgia.

Neymar será operado nesta semana. Recuperação deverá levar nove meses. Brasil jogará a Copa América sem seu principal jogador

A primeira vez que o camisa 10 do Brasil seguiu para a mesa cirúrgica foi em 2018, no pé direito. No Campeonato Francês, ele sofreu uma lesão no quinto metatarso e foi colocado um parafuso no pé do jogador. Foram 90 dias afastado, e o retorno aconteceu apenas às vésperas da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

O segundo procedimento aconteceu no início de 2023, no tornozelo direito. A cirurgia foi realizada no Catar, para tratar de uma entorse sofrida no Campeonato Francês em partida contra o Lille. Diferentemente da primeira, a recuperação da segunda cirurgia foi de 130 dias.

Somando lesões, desconfortos e outras ausências, Neymar já ficou 1.087 dias afastado dos gramados, o que dá quase três anos completos. Por ser uma lesão com uma recuperação difícil, é esperado que o jogador fique de seis a nove meses sem atuar pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, para se recuperar.